🌷🌹Borboletas sempre voltam e o seu jardim sou eu 💐🌷🌹 Acredito que tudo na nossa vida tem um propósito, e por isso digo para sempre deixarem livre as borboletas, e só cultivar o jardim, ou seja, tudo o que for seu sempre voltará, não importa o que aconteça.💐🌷🌹

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

🐌BICHOS DO ALFABETO🐶


🐶🐮🐷🐸🐙🐒🐧🐦🐘🐫🐐🐖🐩🐓🐛🐌🐜🐢🐠🐳🐊🐅

🐞PERÍODO: Anual

🐞EIXOS: Natureza/Sociedade, Linguagem Oral/Escrita, Matemática, Movimento, Artes e Identidade/Autonomia.

🐞JUSTIFICATIVA:

O espaço escolar tem como princípio básico proporcionar estímulos para o contínuo desenvolvimento da criança. Porém as crianças da Educação Infantil já estão inseridas em um ambiente preparatório, cuja aquisição de informações acontece naturalmente. As descobertas a que são submetidas às levarão a um conhecimento prévio do que aprenderão no futuro e com mais facilidade.
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. (RCNEI, 2002, P.21)
Ao proporcionar experiências concretas de aprendizagens da língua facilita-se o desenvolvimento gradativo das capacidades de comunicação e expressão da criança. A partir da observação e do interesse das crianças pelas letras resolvemos desenvolver um projeto que irá mostrar a importância de familiarizar a criança com o processo de alfabetização.

           Livro: O Alfabeto dos Bichos
                                                         
   Através de rimas divertidas, dá-nos a conhecer muitos animais, provenientes dos mais diversos meios, os livros convidam a criança a entrar no mundo animal de forma didática  e ludica, connhecendo e associando o alfabeto dos animais ao seu nome, suas características, habitat e formação das palavras.

🐞OBJETIVO GERAL:

*Apresentar o alfabeto e possibilitar a criança um primeiro contato , com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, com o intuito de valorizar a aprendizagem e o encantamento no contato com as letras.

🐞OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Conhecer Alfabeto, através do poema com animais;
* Conhecer cada letra a partir de um nome;
*Conhecer, identificar e escrever as letras do alfabeto;
*Pesquisar/desenhado pelas crianças para representar cada letra;
*Reconhecer as letras em situações do nosso cotidiano;
*Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração;
*Ampliar vocabulário;
*Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita;
*Desenvolver a percepção visomotora e a discriminação auditiva e visual;
*Trabalhar a coordenação motora;
*Registrar no álbum alfabético as letras, desenhos dos animais.
 *Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes,
*Distinguir a forma gráfica de diferentes letras do alfabeto,
 *Compreender o valor funcional das letras do alfabeto,
*Reconhecer diferentes caracteres do sistema de escrita.



🐞CONTEÚDOS:

*Animais;
*Masculino/feminino;
*Meio ambiente;
*Direitos/deveres;
*Família;
*Mais/menos
*Quantidades;
*Atras/frente;
*O nosso alfabeto;
*O nome das letras;
*A categorização gráfica e funcional das letras;
*Direção dos movimentos ao escrever as letras;
*A direção convencional da escrita;
*A finalidade dos espaços em branco;
*Poemas;
*Parlendas;
*Alfabeto;
*Música;
*Percepção visual, auditiva e visomotora;
*Coordenação motora;

🐞METODOLOGIA:

*Meu bicho na escola ( posse responsável), texto informativo
*Mascote de bichinho de pelúcia (para casa)
*Historia sobre animais (fabulas),
*Animais personagens famosos da televisão
*Historia contos de fadas “O gato de botas” instruir a população sobre os locais de adoção de animais
*Trazer um coelho na páscoa, texto coletivo.
*Musicas e poesias ( A arca de Noé)
*Bichonário, ficha técnica.
*Dramatização ( utilização de dedoches de bichinhos, fantoches e mascaras)
*O que é ? ..o que é ? ( campeonato de advinhas)
*Dobraduras de animais ( livros e internet )
*Jogo da memória e quebra - cabeças.
*Classe dos animais (repteis, mamíferos,herbívoros, aves, peixes e insetos)
*Álbum de figurinhas
*Passeio ao zoológico ( os alunos poderão criar cada um o seu convite para o zoológico ), roteiro para visita, formular bilhetes, convites, cartazes
*Palestra com representante da zoonoses.
*Aquário em sala de aula para observação. Relatório de observação do peixinho.
*Entrevista com o Veterinário, formular perguntas.
*Cuidados levantamentos de conhecimento prévio,
*Coleta de dados
*Brincadeiras: Cobra –cega, Corre cutia, Se eu fosse um peixinho, O cão, Elefantinho, Zoologico, Coelhinho sai da toca e Mimicas de animais advinha quem é...
*DVD’S :Assembléia dos ratos, Vida de inseto, O rei Leão, A Baleia cantora, Irmão Urso, A fuga das Galinhas, Espirito, Os sem floresta, Deu a louca nos bichos e  Procurando Nemo


🐞CULMINÂNCIA: "MOSTRA DE TRABALHOS”.

🐞AVALIAÇÃO

Deve ser realizada  de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.
              












Nenhum comentário:

Postar um comentário